Propósito e Comprometimento no desenvolvimento do novo perfil de liderança

Gestão e Liderança

“O mundo que criamos é um produto da nossa forma de pensar” – Einstein

Ouvir este conteúdo no Podcast Liderança que transforma

Sincronicidade – O Caminho Interior para a Liderança” não foi escrito e publicado recentemente, mas suas reflexões fazem sentido para mim hoje. Logo no prefácio, o autor pondera sobre como a visão materialista que o Homem tem do mundo deixa de fazer sentido no momento que estamos vivemos quando é preciso, na verdade, desenvolver um olhar mais abrangente. E, neste importante movimento de transformação, as empresas podem e devem ter um papel fundamental.

Neste artigo trago algumas reflexões a partir da leitura do livro de Joseph Jaworki. O autor recorre às ideias de Carl Gustav Jung em sua clássica obra “Synchronicity: An Acausal Connecting Principle” onde define a sincronicidade como “uma coincidência significativa de dois ou mais eventos em que algo mais do que a probabilidade do acaso está envolvida”.

É preciso sermos coerentes entre o que dizemos e praticamos, mas é claro que isso exige muita consciência sobre nós mesmos e nosso papel no mundo. E dito assim parece simples, mas na rotina do dia-dia nos deixamos levar pelo que acontece ao nosso redor e, muitas vezes, nos escondemos atrás de nossas várias máscaras, nossos medos e nossas crenças.

Transformação

Mudar a forma como pensamos e reagimos aos movimentos do mundo é o caminho para a transformação de nossa sociedade, como sugere Joseph Jaworski; e a liderança tem um papel fundamental neste caminho.

Destaco alguns conceitos que o autor compartilha na obra e que são muito importantes para o ambiente de trabalho:

  1. Sentido de propósito – Ser líder é um grande desafio e é preciso entender o seu propósito e como isto se relaciona com o propósito da empresa, além de ter clareza sobre os objetivos a serem alcançados;
  2. Visão comum gera compromisso – uma equipe que sabe onde quer chegar se sente muito mais engajada. Como líderes precisamos estar comprometidos com nosso propósito e comprometidos, também, com a equipe;
  3. Autodesenvolvimento – é por meio do autoconhecimento que podemos apoiar outros indivíduos em seu desenvolvimento;
  4. Estar a serviço – mais do que buscar poder e status;

“O que quer que você consiga realizar, ou sonhe em realizar, comece agora! A ousadia tem em si genialidade, poder e magia” – Goethe

O líder à serviço do time

No rico e complexo ambiente em que estamos inseridos não temos respostas para tudo. Por essa razão precisamos nos manter em movimento e em direção aos nossos objetivos definindo, ao longo do caminho, os passos mais adequados. Esta é uma das abordagens dos Métodos Ágeis (faz todo o sentido!) que pode ser aplicada aos diferentes vieses de nossas vidas, mas principalmente no delicado e exato exercício da liderança. Como líderes não teremos todas as respostas, sempre, mas precisamos nos colocar, por inteiro, a serviço do time.

Em Sincronicidade, Joseph Jaworki chama nossa atenção para o fato de que quando entendemos nosso propósito e nos colocamos a serviço, os próximos passos surgem com clareza e alinhamento.

Recentemente vivi essa experiência ao participar do projeto de edição de um livro na sua versão para o português. Na minha opinião, o feito foi um exemplo claro e concreto de sincronicidade e alinhamento entre propósito e comprometimento porque tudo aconteceu de forma fácil e sem obstáculos.

Termino com a reflexão de Henri Jozef Machiel Nouwen, um católico holandês, teólogo, padre e escritor, autor de 40 livros sobre vida espiritual: “Se alguns ainda são dominados por seus antigos maus hábitos, mas mesmo assim ensinam meramente por palavras, deixe que ensinem… Pois talvez, ao serem envergonhados por suas próprias palavras, comecem finalmente a praticar o que ensinam” Clímaco apud Nouwen, 1975.

E você? Tem claro seu propósito? Com quais causas você anda comprometido?

Desconhecer sua missão no mundo é uma reclamação comum à muitas pessoas. Invista em reconhecer as suas habilidades e encontrar o que te faz feliz para conquistar uma vida plena.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

CAPTCHA


Últimas Atualizações:

Menu