Descubra seu perfil como líder

Gestão e Liderança

O exercício da liderança exige investir tempo e esforço em autoconhecimento. Só quando compreendo melhor a mim mesmo, sou capaz de compreender melhor o outro. O outro, na organização, pode representar a equipe que lidero, meus pares, meu gestor, os parceiros com quem me relaciono. Descobrir o seu perfil como líder, é essencial nesse sentido.

Porém, o título desse artigo – Descubra seu perfil como líder -, talvez seja uma grande “pegadinha”. Se nos aprofundarmos no significado da palavra perfil, vamos descobrir que “perfil” diz respeito a uma perspectiva, à visão de apenas uma parte. Sendo assim, cuidado! Muito cuidado com os estereótipos e com a crença de que executar um assessment de perfil pode ser suficiente.

Como líderes, ainda que muitos acreditem o contrário, somos seres humanos. E atuamos no ambiente organizacional, energizando o papel de líderes com nossas qualidades humanas, nossas qualidades de alma.

A partir da perspectiva da Antroposofia, proposta por Ruldof Steiner, todos nós temos qualidades intrínsecas, também chamadas de qualidades anímicas ou qualidades de alma. De maneira arquetípica, alguns de nós apresentamos algumas qualidades com mais intensidade e outras nem tanto.

Talvez você se reconheça predominantemente em alguma das 7 qualidades: 

1. Conservador

Este é o líder que pelo seu perfil, busca ter sempre o controle sobre as coisas, manter o ritmo e realizar uma boa gestão do conhecimento.

2. Inovador

Sociável, comunica-se bem e adora mudar e inovar. Sempre repleto de ideias, gosta de estar em mais de um projeto. Flexibilidade faz parte de sua essência. 

3. Acolhedor

Sabe ouvir o outro, e tem o impulso de apoiar e cuidar da equipe. Também tem uma preocupação com a estética e a beleza.

4. Integrador

O perfil deste líder o desafia a buscar equilíbrio e harmonia. É capaz de integrar o diferente e trazer equilíbrio para forças opostas.

5. Empreendedor

Um guerreiro; está sempre em ação. Não gosta muito de planejar. É lógico, racional, simples e direto.Às vezes, é visto como “curto e grosso”.

6. Estratégico

Tem uma boa visão sobre o todo; consegue estruturar e colocar ordem no caos. Cuida dos processos e faz o que é preciso.

7. Pesquisador

Busca a essência sobre as coisas, aprofunda-se no assunto. Não se preocupa somente em resolver os “sintomas”, mas investiga as causas. Possui uma grande capacidade de foco.

Em teoria, todos nós temos duas ou três características predominantes. Isto não quer dizer que não possamos desenvolver todas elas. A imagem ideal seria a aplicação das qualidades necessárias ao contexto. Um desafio, não é mesmo?

Quais são as suas principais qualidades como líder?

Leia mais no blog:

Como equilibrar o poder feminino e masculino no exercício da liderança?

Como pequenos gestos podem transformar relações

Como conquistar o respeito da equipe?

Últimas Atualizações:

Menu